SMART reforça seu compromisso por meio de práticas, programas e resultados
No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, a SMART, líder na fabricação de componentes semicondutores de memória, módulos de memória, dispositivos de armazenamento de dados em estado sólido (SSD’s) e módulos de comunicação sem fio para a Internet das Coisas, comemora um marco significativo: 638 dias sem incidentes no ambiente de trabalho em Manaus, e 725 dias em Atibaia.
Esse recorde é fruto de um trabalho consistente. Somente no último ano, a empresa promoveu 8.409 horas de treinamentos relacionados a saúde e segurança no trabalho. Esse esforço, aliado a diversos investimentos em segurança, garante que a SMART continue sendo um exemplo de excelência na proteção de seus colaboradores e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Desde 2010, a empresa faz parte da Responsible Business Alliance (RBA), a maior coalizão mundial da indústria dedicada à responsabilidade social corporativa nas cadeias de suprimentos globais. Um dos pilares da RBA é a Responsible Factory Iniciative (RFI), que estabelece diretrizes para ferramentas e programas focados em ambientes produtivos para empresas que desejam avaliar e desenvolver seus processos, bem como os de seus parceiros de negócios.
A empresa também conta com certificações internacionais relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalho, como a ISO 45001. Publicada em março de 2018 pela Organização Internacional para Padronização (ISO), ela estabelece os requisitos para um sistema de gestão eficaz em saúde e segurança ocupacional e traz diretrizes para sua implementação. O principal objetivo da ISO 45001 é assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos, prevenindo incidentes e acidentes e evitando doenças e outras lesões relacionadas ao trabalho.
“Além desses programas que zelam pela segurança em nível macro e que são voltados à prevenção de acidentes, a SMART foi além, focando também nos pequenos incidentes que podem acontecer até mesmo no ambiente do escritório”, conta o Gerente de Saúde, Segurança e Serviços da SMART, Rafael Silva.
Esse esforço foi consolidado no Zero Accident Plan (ZAP), um programa desenvolvido pela empresa para eliminar pequenos acidentes e promover a cultura de segurança total no ambiente de trabalho. A iniciativa encoraja os colaboradores a identificar e eliminar condições inseguras. No último ano, o resultado foi de 66 oportunidades de melhoria relatadas pelos próprios colaboradores, com 42 deles participando ativamente por meio de sugestões e comunicados.
Em reconhecimento aos colaboradores que mais se destacaram na promoção da segurança, a SMART premiou Vanderlei Feitosa, Marco Antônio Viana e Eleandro Lemes por suas contribuições.
O Programa de Melhorias SMART é outro exemplo do compromisso da empresa com a segurança e a qualidade. Por meio dele, os colaboradores propõem ideias para melhorar a ergonomia e eliminar riscos. Nos últimos 12 meses, a SMART realizou 728 análises e acompanhamentos de trabalhos de risco, 53 inspeções de área, identificou 137 oportunidades de melhoria e executou 119 ordens de serviço para a prevenção de acidentes.
Rafael Silva enfatiza a importância do engajamento dos colaboradores nesses programas. “Hoje, temos uma cultura em que todas as pessoas se engajam com o tema e fazem parte da equipe de Segurança do Trabalho”, afirma.