Líder no mercado, – SMART sempre se preocupou em prover produtos da mais alta tecnologia e qualidade para seus clientes.
Para isso, adotamos as melhores práticas e padrões mundiais da indústria de semicondutores, respeitando normas locais e internacionais em cada etapa de nossa operação, garantindo, com o máximo rigor, o alinhamento de nossos processos e prodecimentos com nossas políticas de conformidade e respeito às regulamentações vigentes.
Desta forma, ao longo de cada ano, passamos por diversas auditorias internas e externas, de qualificação e certificação, em áreas tais como qualidade de produto, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, ética e trabalho, promovendo, assim, uma sólida cultura de excelência e busca pela melhoria contínua.
A SMART em sua operação como líder de mercado no Brasil é constantemente auditada por organismos globais de certificação e por seus clientes, atestando o nosso compromisso com políticas e processos robustos de gestão integrada, com o cumprimento dos requisitos legais do setor e de seus clientes, sendo também reconhecida por meio de diversas certificações internacionais.
Desde 1999, a empresa atua em conformidade com a norma ISO 9001, que atesta que a organização possui um sistema de gestão com processos otimizados, agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer clientes e alcançar resultados de forma sustentável.
Outra certificação ISO que a companhia possui é a ISO 14001:2015, mantida através de auditorias desde 2008. Esta norma especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental, atestando que a organização é capaz de gerenciar os impactos ambientais imediatos e de longo prazo dos seus processos produtivos.
Há três anos, a SMART obteve e mantém sua certificação ISO 45001:2018, conhecida como “Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso”. Ela foi elaborada em 2018 e prontamente conquistada pela SMART. A norma apresenta um conjunto amplo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos locais e globais.
A Lead-free & RoHS nasceu como uma diretiva da União Europeia, que entrou em vigor em 2006 e se tornou lei na região em 2011. Ela proíbe o uso de seis substâncias que têm impacto no meio ambiente em seu descarte: cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (PB).
Da mesma forma, desde 2009, a empresa atua em conformidade com a diretriz Halogen Free, que atesta que os produtos da SMART são livres de elementos halogênios, como Bromo e Iodo, dentre outros, e também com a diretriz REACH, uma regulamentação que atesta que os produtos químicos utilizados na fabricação de componentes e placas têm procedência registrada. Também na área ambiental, a companhia obteve reconhecimento Eco-Partner Certificate, atestado pela Samsung, como um fornecedor que atende os mais altos padrões de qualidade ambiental.
Outro importante ponto em nossa gestão é a Responsible Business Alliance (RBA), a maior coalizão da indústria mundial dedicada à responsabilidade social corporativa nas cadeias de suprimentos globais, da qual a SMART é parte. Os membros da aliança se comprometem a atender todos os requisitos do seu código, que possui 5 pilares: Ética, Trabalho, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Sistema de Gestão. Um ponto crítico dos pilares da RBA é o controle de minerais de zonas de conflito, política que a SMART mantém desde 2015.
Na área logística e alfandegária, a SMART é reconhecida como Operador Econômico Autorizado (OEA), certificada pela Receita Federal do Brasil. O certificado comprova a idoneidade de empresas importadoras e exportadoras, possibilitando simplificação e maior celeridade nos processos de comércio exterior.
“Desde o início das nossas operações, a SMART mantém, além de políticas e práticas, uma cultura com foco na qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente, que tornou possível a obtenção de um conjunto robusto de certificações que atestam a nossa empresa dentro dos maiores padrões mundiais em áreas de gestão, processos, e meio ambiente, situação essa da qual temos muito orgulho”, afirma Laercio Sanches, gerente de qualidade e meio ambiente da SMART.