Por meio de seu Programa Jovem Aprendiz, a Smart insere estudantes no mercado de trabalho e aposta na formação de novos profissionais com alto nível de qualificação. O programa possibilita a aprendizagem ativa em ambiente seguro, qualificado e agregador, com capacitação prática na área de atuação da empresa. Em sua última turma, a taxa de retenção de jovens qualificados foi de 96%, valorizando o potencial de desenvolvimento dos profissionais em formação.
O Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz, projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem, possibilita que as empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o participante recebe aprendizado teórico (em sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
Os jovens têm a oportunidade de inclusão social e desenvolvimento de habilidades para entrar no mundo corporativo, e os empresários colaboram ativamente na formação dos futuros profissionais, difundindo os valores e a cultura de sua empresa para os jovens. O salário de um jovem aprendiz é calculado de acordo com as horas trabalhadas, por isso se diz que o aprendiz recebe salário mínimo-hora. Tem direito a Carteira de Trabalho assinada, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias equivalentes ao período trabalhado e 13º salário. Algumas empresas também oferecem vale refeição e transporte, assistência médica, entre outros benefícios.
Em 2021, 460 mil adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos entraram no mercado de trabalho por meio de programas de aprendizagem profissional, de acordo com dados do Boletim de Aprendizagem Profissional, divulgado pelo Ministério da Economia.
O desejo de fazer o melhor para se destacar e aprender o máximo possível é natural para quem está começando a carreira. Um bom começo é entender o que a empresa espera desse profissional. Quando uma empresa contrata um jovem aprendiz, a expectativa é de que ele tenha comprometimento e proatividade para aprender e enfrentar os desafios do ambiente profissional. Outro fator apreciado pelas empresas é a visão de futuro atrelada ao plano de crescimento profissional.
Dia Internacional do Jovem Aprendiz
Dia 24/04 é Dia Internacional do Jovem Trabalhador (Aprendiz), e a Smart acredita na importância dos jovens no mundo do trabalho, por meio de um projeto que valoriza o potencial de desenvolvimento dos estudantes em formação e rompe com preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência.
O objetivo da Smart é inserir estudantes no mercado de trabalho, realizando parceria com instituições de formação profissionalizante e apostando na alta qualificação, com jornadas que não comprometam sua formação acadêmica. Ao contrário, os participantes são encorajados a sempre continuar os estudos após o término do programa.
Adicionalmente, o programa proporciona, no seu dia a dia, oportunidades, engajamento e desenvolvimento ao oferecer desafios onde os participantes possam por em prática todo o conhecimento teórico que adquiririam dentro do contexto acadêmico. Há oportunidade de se desenvolver em diferentes áreas, com apoio de tutores que os direcionam os participantes conforme plano de desenvolvimento, elaborado nos seus primeiros dias na Smart. Os planos são individualizados, e as necessidades e expectativas de ambas as partes são negociadas logo no início do programa. Por esse motivo, são buscados aprendizes com formação aderente às atividades desenvolvidas na empresa.
O Jovem Aprendiz na Smart
Na Smart, espera-se que o jovem aprendiz forme vínculos saudáveis, respeitando, incluindo e apoiando um ao outro, tanto no ambiente de trabalho como no escolar, comprometa-se proativamente com o desenvolvimento de novas habilidades e comportamentos que colaborem na construção de carreira, além de aderir aos valores da empresa.
Para consolidar o propósito de desenvolvimento com o estudante, são organizados encontros trimestrais para discutir temas relevantes onde suas experiências dentro ou fora da empresa são compartilhadas, sempre ressaltando que ele é responsável por desenvolver e organizar cada etapa do processo, em parceria com tutores e com a área de Educação Corporativa. O esforço é para que o jovem se torne um profissional autônomo e seguro para o mercado, que é competitivo e precisa mais do que habilidades técnicas. É dado que o aspecto comportamental influencia no sucesso de sua carreira.
Francine Althman Martins, 25 anos, fez parte do programa de Jovem Aprendiz na Smart e diz que quando iniciou o curso de Eletroeletrônica não estava ambientada na área. “Em apenas 10 meses de aprendizagem, tive uma visibilidade enorme com base nas minhas atividades e desempenho e recebi uma proposta para ser efetiva. Hoje, vejo o quanto isso me proporcionou uma grande oportunidade de crescimento dentro da minha área de atuação” conta ela.
Débora Araújo, que também iniciou sua carreira na Smart como Jovem Aprendiz, no setor de Compras, conta que a Smart moldou seu perfil profissional. “O programa me deu a oportunidade de vivenciar e entender o funcionamento de uma empresa multinacional, além de entender como o mercado funciona na prática. Eu desenvolvi habilidades e experimentei ser parte de uma rede de relacionamentos de uma empresa com diversidade e inclusão. Me ensinou a trabalhar o foco e a disciplina aplicando a devida importância aos processos e desenvolveu os aspectos comportamentais de uma jovem sem experiência”, disse Débora.
Como participar do Programa Jovem Aprendiz da Smart
Para saber como fazer parte do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, clique aqui!