Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil surgiram cerca 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com uma estimativa de 61 casos a cada 100 mil mulheres, em média. Sobre os casos de câncer para os homens, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Isto significa que no Brasil, a cada 38 minutos, em média um homem perde a vida devido a essa patologia.
Durante os meses de outubro e novembro, campanhas em prol do combate ao câncer de mama e de próstata são vinculadas para conscientizar homens e mulheres sobre os riscos dessas doenças e estimulá-los a consultar médicos regularmente visando realizar diagnósticos precoces, que podem salvar vidas.
Abordar essa temática é essencial para propagação massiva de informações, pois estas são doenças “silenciosas” em seus estágios iniciais, fazendo com que muitos não percebam os sinais que essas patologias costumam apresentar, gerando um atraso na descoberta e no tratamento.
De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), se a mulher for diagnosticada precocemente, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95%. Os índices de sucesso são similares para o câncer de próstata.
A SMART prioriza a saúde de seus colaboradores e apoia a prática de ações para conscientizar sobre a importância dessa causa.
Durante os dias 26 e 27 de Outubro, a SMART, da unidade de Atibaia, proporcionou aos colaboradores uma estação de saúde, contando com duas enfermeiras e 2 assistentes de apoio para colher dados de cada colaborador, voluntariamente, e assim medir seu índice de saúde e algumas práticas para cuidados em alimentação e exercícios diários. Já em Manaus, a SMART pôde levar aos colaboradores duas palestras abordando os temas sobre o Outubro Rosa e o Novembro azul e as formas de se cuidar e adquirir diagnósticos o mais cedo possível.
Os colaboradores participaram de forma ativa, vestiram a camisa da causa e levaram brindes como lembretes destas ações.
Saiba como o câncer de mama e o de próstata se desenvolvem
Originando-se a partir de uma anomalia no desenvolvimento e na multiplicação das células presentes nas mamas, o câncer de mama apresenta sintomas iniciais como: nódulo nas mamas que pode ou não ser indolor, pele nessa região com aspecto de casca de laranja e pequenas bolinhas embaixo do braço.
De acordo com o Ministério da Saúde, o autoexame das mamas, realizado pela própria mulher apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.
O câncer de próstata também age de forma silenciosa e pouco alarmante e manifesta-se na glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. De maneira sucinta, pode apresentar sintomas como dor ao urinar, desconforto ósseo e presença de sangue na urina quando já está em um estágio mais avançado.
Atentar-se sobre histórico desses dois tipos de câncer na família também é uma excelente alternativa para ter um cuidado adicional com a saúde, e assim fazer com maior frequência exames de rotina que auxiliem no diagnóstico das patologias.
Praticar atividades físicas regularmente, extinguir o tabagismo e manter uma alimentação rica em bons alimentos como frutas, verduras e legumes também é uma forma de diminuir as chances do desenvolvimento da doença.
É imprescindível inserir na rotina hábitos benéficos que previnam esse e outros problemas de saúde, além de procurar o médico sempre que houver qualquer suspeita da doença.