A demanda mundial por energia deve continuar crescendo a um ritmo acelerado. Para que seja viável atender à crescente demanda, é imprescindível promover o uso eficiente dos recursos naturais. Outra tendência é em relação à mudança de hábitos de consumo impulsionada pela transformação digital. Por isso, será cada vez mais comum investir em inovações que promovam a eficiência e sustentabilidade do setor elétrico.
O MERCADO DE ENERGIA
A aceleração tecnológica aplicada ao desenvolvimento e infraestrutura necessita cada vez mais de energia. Em todos os setores da economia se vê a demanda crescente por energia, trazendo a necessidade de serem criadas fontes alternativas de geração. Será possível observar nos próximos anos um investimento cada vez maior em geração distribuída de energias renováveis, que consistirá na expansão da oferta de energia gerada a partir de fontes renováveis, tanto na transmissão como na distribuição. Ao incentivar a diversificação da matriz energética, a energia se torna mais competitiva e acessível.
Atualmente, a energia renovável chega a quase 50% da matriz energética brasileira. Embora a maior parte seja produzida em usinas hidrelétricas, a geração de energia eólica e solar vem ganhando destaques nos últimos anos.
A energia que é gerada sempre necessitará do fator gerador, seja ele solar, queda de água, aquecimento de gases ou outro. Energias renováveis são aquelas em que o fator gerador é recomposto constantemente pela natureza, mas até mesmo matrizes consideradas renováveis, como as hidroelétricas, produzem um impacto direto no meio ambiente.
GERENCIAMENTO DE ENERGIA NA Smart
Com boa parte das emissões operacionais de gases de efeito estufa (GEE) atribuída à aquisição de eletricidade, a Smart foca na gestão de energia como uma de suas estratégias climáticas. A empresa opera com medidas para aferir, reduzir e relatar o impacto climático e investe proativamente em projetos que apoiam a conservação e a energia renovável. Por mais de uma década, inúmeras iniciativas de conservação de energia foram implementadas nas suas instalações, dentre elas, a utilização de equipamentos mais eficientes e controladores de temperatura inteligentes.
Várias outras iniciativas também foram implantadas nos últimos cinco anos, desde campanhas de conscientização que extrapolam os limites da empresa, até a atualização do seu parque fabril utilizando iluminação por LEDs, melhorando o conforto dos trabalhadores e também trazendo melhoria nos indicadores de emissão de gases que causam o efeito estufa.
ENERGIA RENOVÁVEL EM ATIBAIA/SP
Em 2016, a demanda por energia da unidade de Atibaia/SP da Smart começou a ser atendida a partir de fontes renováveis, que utilizam uma combinação de biomassa, energia solar e eólica. Com essa mudança, houve contribuição excepcional para a gestão de emissões de CO2 desde 2017.
“Dependemos da energia para impulsionar nossas operações e desenvolvimento. Esse tema está diretamente relacionado ao meio ambiente, portanto, é muito importante buscarmos maior eficiência na utilização desse recurso. É gratificante saber que na Smart essa relação é levada a sério, tanto em pequenas atitudes que transformam nossa cultura no dia a dia, quanto em investimentos maiores, buscando sempre maior eficiência energética” – aponta Juliano Selvenca, Gerente de Operação e Manutenção de Utilidades e Infraestrutura.