O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é comemorado no dia 21 de maio, desde 2002. A data foi instituída pela Assembleia das Nações Unidas (ONU) e marca a aprovação pela Unesco da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. O objetivo é de chamar atenção para a importância do respeito e da preservação da diversidade cultural, considerada um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz no mundo.
Diversidade, equidade e inclusão (DE&I)
A prática de ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) é um dos aspectos da Responsabilidade Social e da estratégia ESG nas empresas. As políticas e programas que promovem a representação e participação de diferentes grupos de indivíduos são catalisadores de inovação e propulsores do crescimento sustentável nas empresas. Reúne pessoas, perspectivas e ideias para ajudar a criar laços mais fortes entre indivíduos e organizações.
- Diversidade refere-se a qualquer característica que diferencie um indivíduo de outro, incluindo todo o espectro das diferenças demográficas humanas, bem como as diferenças de ideias, experiências e opiniões que as pessoas trazem.
- Equidade é o tratamento justo para todos e todas. Além disso, a equidade também trata dos esforços para identificar e eliminar as desigualdades e barreiras. Ou seja, ações para extinguir disparidades e desproporcionalidades.
- Inclusão envolve um conjunto de ações que proporcionam acesso igual de participação, direitos e oportunidades a todas as pessoas. Está relacionada ao atendimento das necessidades individuais diversas, proporcionando um ambiente livre de discriminação, preconceito e com sentimento de pertencimento.
Programa “Somos Todos Smart”
O propósito do programa “Somos Todos Smart” de Diversidade, Equidade e Inclusão da Smart é destacar o acesso de todos às mesmas oportunidades, espaço e respeito independente de raça, etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou qualquer outra expressão da diversidade humana e social, desenvolvendo uma cultura organizacional onde haja compreensão, acolhimento e valorização das diferenças entre os colaboradores.
Entre as ações do programa, destacam-se as pílulas de conhecimento sobre diversidade, divulgadas internamente. Com o propósito de celebrar e frisar a importância das datas comemorativas, também incentiva o pensamento crítico.
Colaboradores de diferentes países na Smart
A Smart conta com um quadro de colaboradores bem diverso quando se trata de etnia.
Em seu time no Brasil, conta com colaboradores de diversos países como Coreia, Japão, Holanda e Espanha, unindo-se aos brasileiros que já apresentam uma extensa condição de diversidade cultural, costumes e tradições.
A pluralidade de características dentro de uma equipe promove um ambiente de trabalho mais rico, colaborativo e respeitoso, com profissionais valorizados, apresentando resultados mais consistentes.
Selo Paulista da Diversidade
Em 28 de Março de 2022, as duas unidades da Smart receberam do Governo do Estado de São Paulo, o Selo Paulista da Diversidade, que tem por objetivo destacar boas práticas empresariais, relacionadas à inclusão da discussão, preocupação e efetividade das temáticas das pessoas com deficiência, e as questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e de identidade de gênero nas políticas de recursos humanos das empresas, assim como difundir pelas organizações a cultura do respeito, valorização, inclusão e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho, como ação estratégica pela igualdade de direitos e da cidadania.
Smart alinhada ao código de conduta da RBA
A Smart é certificada pela Responsible Business Alliance (RBA) – Aliança Empresarial Responsável, que estabelece normas para assegurar que as condições de trabalho sejam seguras na indústria eletrônica e suas cadeias de suprimentos, ou indústrias em que a eletrônica seja um componente fundamental, que os trabalhadores sejam tratados com respeito e dignidade e que as operações comerciais sejam responsáveis quanto ao meio ambiente e conduzidas de forma ética.
O código de conduta da RBA é composto por seções que definem as normas relativas ao Trabalho, Saúde e Segurança Ocupacional e Meio Ambiente, normas relacionadas à ética empresarial, e os elementos de um sistema aceitável para gerenciar a conformidade com este código.