A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança) consiste em um índice que avalia as operações das empresas conforme os seus impactos nesses três eixos da sustentabilidade. A adoção de princípios em ESG traz fatores que são cruciais para a transformação social e afetam diretamente os resultados da organização.
Dentro desses 3 eixos da ASG são observados:
- Fatores ambientais – uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, Fugitivas: extintores e gás refrigerantes), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes;
- Fatores sociais – políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos colaboradores, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados;
- Fatores de governança – independência do conselho de administração, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.
O ESG da Smart
O comitê diretor de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança (ESG) da Smart desenvolve e implementa estratégias no intuito de criar um mundo mais sustentável onde a sociedade, comunidades e meio ambiente possam prosperar. Esse comitê também é o responsável por revisar nossas políticas, avaliar e definir objetivos a longo prazo e aprovar divulgações públicas relativas à responsabilidade social corporativa, no compromisso contínuo da Smart com seu comportamento ético e com o desenvolvimento sustentável de seus negócios.
Gestão de Água
A Smart reconhece a água como um recurso global crítico e um aspecto essencial de nossas operações comerciais. Monitoramos diligentemente nossa gestão do uso da água e sempre buscamos oportunidades para reduzir nossa captação e consumo.
Por exemplo, em nosso processo de encapsulamento de componentes semicondutores realizado em Atibaia/SP, implementamos processos de loop fechado, que reutiliza os recursos hídricos tanto quanto possível. Utilizamos sistemas de refrigeração líquida, em que os refrigeradores reciclam e reaproveitam a água, permitindo às instalações a reciclagem de cerca de 60% da água captada, uma melhoria de quase 50% desde 2018.
Na figura abaixo, demonstramos a evolução do sistema de reaproveitamento de água existente em nossa fábrica de Atibaia/SP. Também expandimos nossa capacidade de armazenamento para tratamento de águas residuais, reduzindo a quantidade que precisa ser transportada até o destino final. Fora de nossas instalações no Brasil, a maior parte do nosso uso de água se dá em ambientes de escritório, onde minimizamos o uso de água utilizando banheiros de baixo fluxo e paisagismo com baixo consumo de água.
Reutilização da água
Em todas as propriedades da Smart, as captações de água são medidas e registradas pelo governo local. A água residual sanitária é enviada para uma estação de tratamento antes de ser lançada em uma nova fonte de água superficial.
Estresse Hídrico
Temos consciência dos níveis de estresse hídrico nas áreas das quais retiramos água. Usando a ferramenta Water Risk Atlas, do Instituto de Recursos Mundiais, determinamos que nenhuma de nossas fábricas retira água de áreas de alto estresse.
Nossa fábrica em Atibaia é a maior consumidora de água, que apresenta um nível “Baixo-Médio” de estresse hídrico local.
“O programa ESG veio para consolidar de vez o sistema de gestão da Smart que já compreende os pilares de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. Com esta agenda dos nossos executivos, o nosso sistema de gestão tornou-se ainda mais alinhado com a estratégia da empresa. Outro ponto a ressaltar na Smart é a participação ativa da Alta Direção na definição dos objetivos, que são totalmente alinhados com ESG e ODS. Estou muito orgulhoso em fazer parte deste time vencedor que já está colaborando para criar um mundo mais sustentável.”, declara Laércio Sanches – Gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Smart.
Leia mais sobre nosso relatório ESG 2020. Clique aqui!